top of page
AdobeStock_209976704_edited.jpg

Como aumentar a produtividade do seu sistema hidráulico ou de caixa de velocidades?

Logo Almexx Garra 2.png

Indústria

28 Junho 2020

O fluido hidráulico é o componente mais importante em um sistema hidráulico. A escolha do fluido hidráulico correto é fundamental para garantir o melhor desempenho e eficiência do sistema. Cada fluido tem suas características específicas em termos de viscosidade, condições operacionais adequadas, propriedades antidesgaste, etc. Aqui você pode aprender dicas e truques valiosos para selecionar o fluido certo para o seu sistema hidráulico.

O fluido hidráulico (HF) é um elemento crucial em todo sistema hidráulico porque influencia parâmetros importantes de desempenho, como transmissão de energia, lubrificação, dissipação de calor, transporte de detritos, contaminação e formação de borra.

Para selecionar o melhor fluido hidráulico, você deve levar em consideração as condições operacionais e os requisitos de seu sistema. Além disso, você deve considerar as condições e regulamentações ambientais e de segurança aplicáveis, detalhando que essas regulamentações devem ser sempre seguidas e nunca desobedecidas.

​

Como os óleos hidráulicos influenciam o desempenho do seu sistema

​

O fluido e os componentes de um sistema hidráulico são um. Juntos, eles determinam a eficiência e a vida útil do sistema. Os elementos críticos de um fluido hidráulico são o tipo, a viscosidade e a qualidade do fluido.

Um sistema hidráulico que funciona com um fluido diferente do recomendado, sofre de:

​

  • Diminuição da eficiência;

  • Falta de lubrificação;

  • Vida útil reduzida dos componentes;

  • Corrosão, borra e verniz;

  • Geração de calor.
     

Além das propriedades do fluido, o nível de contaminação é igualmente crucial para o desempenho do sistema e a resistência ao desgaste da bomba e dos componentes.

​

A viscosidade dos fluidos hidráulicos é fundamental

​

Embora várias propriedades de fluido tenham um impacto em diferentes funções de desempenho, a viscosidade do fluido hidráulico é um elemento chave. A viscosidade do fluido afeta os sistemas hidráulicos de várias maneiras:

​

  • Eficiência volumétrica (= eficiência em relação à perda de volume devido a vazamentos internos);

  • Eficiência mecânica (= eficiência em relação à perda mecânica devido ao atrito interno);

  • Lubrificação hidrodinâmica e de limite;

  • Cavitação;

  • Dissipação de calor;

  • Liberação de ar;

  • Filtrabilidade.

​

Se a  viscosidade do fluido hidráulico for muito baixa , a película de óleo será muito fina, causando contato direto de metal com metal, o que leva a  um desgaste excessivo dos componentes . Os fluidos de baixa viscosidade também aumentam o risco de vazamentos internos, gerando uma  menor eficiência volumétrica  das bombas e motores.

Se a viscosidade do  fluido for muito alta , o sistema sofrerá um movimento lento e uma  eficiência mecânica reduzida . Isso gera  perdas de energia  e  geração de calor desnecessária . Outros efeitos negativos de uma alta viscosidade do fluido são cavitação, má liberação de ar e lubrificação inadequada.

A viscosidade HF é influenciada pela temperatura ambiente e operacional e pelo design do sistema. Altas temperaturas resultam em menor viscosidade e vice-versa. A escolha de um fluido hidráulico com a viscosidade correta é primordial para a eficiência geral do sistema hidráulico. A viscosidade do fluido determina a eficiência mecânica e a eficiência volumétrica e define os limites da faixa operacional ideal de um sistema hidráulico.

​

Outros parâmetros cruciais de fluidos hidráulicos

​

Além da viscosidade, um fluido hidráulico possui vários outros parâmetros que influenciam o desempenho do sistema:

  • Propriedades antidesgaste: os aditivos antidesgaste formam uma fina camada reativa na superfície para evitar o contato direto de metal com metal. Os aditivos à base de Zn são considerados os mais comuns, enquanto os aditivos sem Zn são recomendados por razões ambientais ou em caso de problemas de corrosão ou hidrólise.

  • Índice de Viscosidade (IV): valor que indica o efeito da temperatura na viscosidade; os fluidos com alto IV mantêm sua viscosidade relativamente bem com as mudanças de temperatura.

  • Estabilidade térmica e à oxidação: reação química do O2  com o óleo de subprodutos ácidos. A taxa de oxidação é influenciada por alta temperatura, água e metais de desgaste (catalisadores).

  • Liberação de ar: a capacidade do óleo de liberar o ar encorporado. O ar causa baixa eficiência e cavitação do sistema.

  • Espuma: após o óleo ser agitado e aerado, ele gera uma espuma. Este é um problema comum no sistema hidráulico. Os parâmetros de influência são água, contaminação, componentes degradados do óleo, ar e projeto do sistema.

  • Filtrabilidade: capacidade de passar por um filtro para remover as partículas.

  • Demulsibilidade: capacidade de liberar água, importante em climas úmidos.

  • Inibição de ferrugem e corrosão: capacidade do HF de prevenir ferrugem e corrosão. Os inibidores de ferrugem formarão uma camada fina nas superfícies de metal para prevenir a ferrugem.

  • Compatibilidade do material: Muitos materiais diferentes de borracha e elastômero são usados ​​em mangueiras, acumuladores, gaxetas e vedações. O HF deve ser testado quanto à compatibilidade de vedação e elastômero.

​

Conclusão: como selecionar o fluido hidráulico certo?

​

Para selecionar o fluido mais apropriado para o seu sistema hidráulico, siga as próximas etapas:

  1. Selecione a viscosidade certa nas temperaturas de operação fornecidas para garantir a mais alta eficiência e atender aos requisitos do sistema.

  2. Selecione os aditivos AW adequados: aditivos de proteção antidesgaste sem Zn ou com Zn.

  3. Verifique o índice de viscosidade. Em caso de mudanças extremas de temperatura ou condições de operação adversas, os óleos hidráulicos com alta viscosidade são a melhor escolha.

  4. Escolha as propriedades de controle e monitoramento de contaminação adequadas para garantir a vida útil dos componentes hidráulicos e do fluido.

  5. Verifique os requisitos ou regulamentos especiais, como o uso de fluidos hidráulicos resistentes ao fogo ou ambientalmente corretos. Freqüentemente, essas condições terão influência no tipo de fluido hidráulico.

  6. ATENÇÃO: Siga sempre as recomendações do Fabricante do Equipamento.

​

​

bottom of page